Publicidade

Notícias de saúde

Teste de urina poderia indicar apneia do sono em crianças, aponta pesquisa

09 de dezembro de 2009 (Bibliomed). Um simples teste de urina pode indicar a diferença entre um simples ronco e um problema bem mais sério como a apneia obstrutiva do sono em crianças, segundo estudo publicado este mês no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. Condição marcada por interrupções da respiração durante o sono, a apneia é mais grave que o ronco comum, pois, além de provocar o ronco, se não tratada, pode levar a problemas de aprendizado, de comportamento e até de coração.

Por causa dos potenciais riscos da apneia para a saúde, os especialistas destacam a necessidade de se diferenciar as duas condições. Porém, os métodos atuais de diagnóstico desse problema respiratório em crianças são "inconvenientes e caros", requerendo a observação do sono da criança por uma noite inteira e a utilização de um aparelho chamado polissonografia.

No novo estudo, os pesquisadores descobriram que um exame de urina pode ser um método mais fácil de diagnóstico da condição. Avaliando, logo de manhã, centenas de proteínas na urina de 60 crianças com apneia obstrutiva do sono confirmada, de 30 crianças "roncadoras habituais" e 30 crianças que não roncavam, os pesquisadores descobriram diferenças significativas na expressão de muitas proteínas nos casos daquelas com apneia.

"Essas descobertas podem abrir a possibilidade de desenvolver um teste relativamente simples de urina que poderia detectar apneia obstrutiva do sono em crianças que roncam. Isso aliviaria a necessidade dos dispendiosos e inconvenientes estudos do sono em crianças que roncam, pois apenas cerca de 20% a 30% delas têm apneia", explicou o pesquisador David Gozal, da Universidade de Chicago, nos EUA. "Esperamos validar esses resultados em amostras de urina de muitas crianças em laboratórios ao redor do país, e desenvolver um teste simples baseado na cor que pode ser feito no consultório ou pelos pais", completou o especialista.

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine. Edição prévia de 15 de dezembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: