Notícias de saúde

Terapia pode trazer mais felicidade do que o dinheiro, sugere pesquisa

24 de novembro de 2009 (Bibliomed). Se você acha uma bobagem gastar dinheiro com análise, um estudo pode começar a fazer você rever seus conceitos. Segundo pesquisadores britânicos, uma terapia psicológica pode ter um custo-benefício 32 vezes maior em fazer você feliz do que simplesmente ganhar mais dinheiro.

Os pesquisadores avaliaram dados de milhares de pessoas, comparando as mudanças em seu bem-estar quando submetidas à terapia e quando tinham aumentos repentinos em sua renda. E descobriram que quatro meses de terapia psicológica tinham um grande efeito no bem-estar. As análises mostraram que um aumento de bem-estar no curso de uma terapia de £800 (o equivalente a R$ 2,3 mil) seria tão grande que seria preciso ganhar cerca de £25 mil (mais de R$ 70 mil) para alcançar um aumento de bem-estar semelhante.

De acordo com os autores, esses resultados podem ter implicações principalmente para a saúde pública em geral, pois muitos governos perseguem o crescimento econômico na crença de que ele trará maior bem-estar para os cidadãos. "Frequentemente, a importância do dinheiro em aumentar nosso bem-estar e trazer maior felicidade é vastamente supervalorizado em nossas sociedades. Os benefícios de ter boa saúde mental, por outro lado, frequentemente não são devidamente apreciados, e as pessoas não percebem o poderoso efeito que a terapia psicológica, como o aconselhamento não-diretivo, pode ter sobre a melhora de nosso bem-estar", ressaltou o pesquisador Chris Boyce, da Universidade de Warwick.

Um exemplo citado pelos autores da maior importância de uma boa saúde mental em relação à renda é que, nos últimos 50 anos, os países desenvolvidos não têm visto aumentos na "felicidade nacional", apesar dos grandes ganhos econômicos; por outro lado, a saúde mental parece estar deteriorando em todo o mundo. Por isso, eles recomendam que os recursos públicos devam ser direcionados a um maior acesso aos serviços de saúde mental e à terapia psicológica.

Fonte: University of Warwick. Press release. 21 de novembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários