Publicidade

Notícias de saúde

Especialista recomenda iogurtes, alho, laranja e frango contra gripes e resfriados

13 de outubro de 2009 (Bibliomed). Lavar as mãos constantemente e tapar a boca ao tossir ou espirrar são medidas exaustivamente anunciadas para a prevenção de gripes e resfriados. Além dessas iniciativas, nutricionistas americanos destacam que a alimentação pode também ajudar a proteger contra esses problemas.

"É importante comer uma variedade de alimentos saudáveis de todos os grupos de alimentos durante todo o ano, mas é particularmente significativo nas temporadas de gripe", explica a nutricionista Andrea Garen, do Conselho de Laticínios da Califórnia. "Acrescentar alimentos que combatem a gripe, como iogurte, alho, frutas cítricas e frango à sua dieta pode fortalecer seu sistema imunológico e ajudar a evitar doenças".

De acordo com a especialista, o iogurte, assim como outros derivados do leite, contém probióticos – bactérias benéficas para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, nos Estados Unidos, a maioria dos laticínios apresenta vitamina D adicionada, que ajuda também a proteger contra gripes e resfriados – algumas pesquisas sugerem que baixos níveis desse nutriente no organismo estão associados a um aumento na incidência de gripes, resfriados e infecções respiratórias durante a temporada de gripe.

Em relação aos outros alimentos citados, a pesquisadora destaca que o consumo de alho aumenta a resistência a infecções e ao estresse, enquanto as frutas cítricas contêm vitamina C, outro nutriente importante para o sistema imunológico, assim como o zinco – encontrado em carnes e amendoins.

Fonte: Dairy Council of Califórnia. Press release. Setembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: