Notícias de saúde

Vacina contra a gripe na gravidez pode proteger também recém-nascidos

11 de outubro de 2010 (Bibliomed). As mulheres que acabaram de ter filhos podem protegê-los contra resfriados e outros problemas respiratórios nos primeiros seis meses de vida tomando a vacina contra a gripe, segundo especialistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, embora os bebês com menos de seis meses apresentem menos casos de gripe do que os mais velhos, eles são mais propensos a serem internados por causa de infecções respiratórias. E, devido ao fato de eles não poderem receber a vacina, a imunização da mãe durante a gestação traria benefícios.

Avaliando mais de mil mães e bebês durante três temporadas de gripe, pesquisadores das forças armadas americanas confirmaram que a vacinação da mãe contra a gripe pode proteger as crianças menores de seis meses de contrair infecções respiratórias. Na temporada de gripe posterior ao nascimento, bebês cujas mães eram vacinadas tinham 41% menos chances de ter infecções como a gripe e 39% menor risco de serem hospitalizados por causa dessas doenças, comparados aos filhos de mulheres não imunizadas.

Publicados na edição de outubro da revista científica Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, os resultados indicaram, ainda, que os bebês de mulheres vacinadas durante a gestação apresentavam maiores níveis de anticorpos contra a gripe ao nascimento e aos dois e três meses de idade. E os efeitos seriam ainda mais significativos em relação ao vírus da nova gripe A H1N1, cuja infecção é muito mais grave para gestantes e recém-nascidos.

“Embora a vacinação para influenza seja recomendada para as gestantes, para reduzir seus riscos de complicações da gripe, esses resultados oferecem apoio para o benefício adicional de proteger os bebês da infecção pelo vírus influenza até os seis meses”, explicaram os pesquisadores na publicação.

Fonte: Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. 04 de outubro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários