Notícias de saúde

Estudo sugere que álcool pode proteger cérebro em caso de lesões causadas por acidentes

23 de setembro de 2009 (Bibliomed). Pessoas que sofrem uma lesão cerebral traumática em um acidente de carro ou outro incidente têm mais chances de sobreviver se tiverem consumido bebidas alcoólicas pouco antes do evento, segundo estudo publicado esta semana no periódico Archives of Surgery. De acordo com os autores, a descoberta é intrigante, visto que o consumo de álcool é um dos principais causadores de acidentes de trânsito, e os resultados sugerem que dar álcool aos pacientes com lesão cerebral pode melhorar seus resultados.

Avaliando mais de 38 mil pessoas que sofreram trauma cerebral de moderado a grave no período entre 2000 e 2005 – 38% dos quais tinham presença de álcool no organismo na chegada ao hospital – os pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, nos EUA, descobriram que "aqueles com álcool em seu sistema parecem ter uma leve vantagem na sobrevivência, comparados com aqueles sem álcool em seu sistema".

Os resultados indicaram que, comparados às pessoas que não tinham bebido antes do acidente, aqueles que tinham bebido eram mais jovens (média de 37 anos, contra 44 anos dos outros) e tinham lesões menos graves. Esses pacientes que haviam bebido passaram menos tempo na unidade de tratamento intensivo e tiveram menos mortes do que os outros – 7,7%, contra 9,7% daqueles que não haviam bebido. Porém os "bebedores" apresentavam maior taxa de complicações.

Os autores ainda não sabem exatamente como o álcool pode proteger o cérebro após um trauma. Uma das hipóteses é que o álcool pode diminuir a resposta inflamatória do organismo à lesão. "Há ainda a necessidade de mais estudos sobre os mecanismos dessa associação que encontramos antes que possamos considerar isso como uma opção de tratamento", concluiu o pesquisador Ali Salim, líder do estudo.

Fonte: Archives of Surgery. Setembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários