Notícias de saúde

Parar de fumar antes da cirurgia é importante para a cicatrização

09 de setembro de 2009 (Bibliomed). Parar de fumar antes de cirurgias é importante para melhorar a cicatrização e a recuperação pós-cirúrgica, segundo pesquisadores alemães. E um estudo do Instituto Alemão de Qualidade e Eficiência nos Cuidados à Saúde indica que as terapias de reposição de nicotina podem ajudar consideravelmente esses pacientes.

De acordo com os pesquisadores, a reposição de nicotina reduz os sintomas de abstinência ao fumo através de um adesivo ou de uma goma de mascar contendo nicotina. No estudo, eles descobriram que apenas 14% dos pacientes fumantes tiveram problemas de cicatrização após passarem pela terapia pelo menos quatro semanas antes da cirurgia. Entre aqueles que não tiveram a reposição de nicotina, essa taxa foi de 28%.

"Não é fácil parar de fumar de fumar pouco antes de uma operação, mas pessoas que fumam são mais propensas a ter complicações após a cirurgia do que pessoas que não fumam", destacaram os autores. Eles explicam que a anestesia e a cirurgia atrapalham a oferta de oxigênio ao corpo, e o hábito de fumar reduz a quantidade de oxigênio no sangue, atrapalhando o processo de cicatrização. Por isso, os resultados do estudo apontam para uma alternativa.

Fonte: IQWIG. Press release. 03 de setembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários