Notícias de saúde

Insônia pode prejudicar o coração, indica estudo

Insônia pode prejudicar o coração, indica estudo

08 de setembro de 2009 (Bibliomed). Um estudo canadense recentemente publicado na revista científica Sleep indica que a insônia pode prejudicar o coração ao aumentar a pressão sanguínea. O impacto dos problemas de sono na saúde geral é demonstrado em diversos trabalhos científicos, e, seguindo essa linha, a nova pesquisa da Universidade de Montreal traz mais evidências de que a falta de sono pode afetar significativamente a saúde cardiovascular.

Em testes com 13 pessoas saudáveis que apresentavam insônia crônica e 13 pessoas "boas de cama", que passaram 40 horas em laboratório, os pesquisadores descobriram que a pressão sanguínea em 24 horas dos insones crônicos era maior do que aqueles que dormiam bem.

"Por muitos anos, a insônia crônica pode ter efeitos negativos sobre os corações de indivíduos saudáveis", destacou a pesquisadora Paola Lanfranchi, líder do estudo. "Considerando que a pressão sanguínea reduz em ‘dormidores’ regulares e dá um descanso a seu coração, a insônia provoca pressão alta à noite, que pode causar riscos cardiovasculares em longo prazo e danos ao coração", explicou.

Fonte: Sleep 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários