Notícias de saúde

Crianças comem mais em companhia de amigos com excesso de peso, diz estudo

06 de agosto de 2009 (Bibliomed). Um novo estudo realizado pela Universidade de Buffalo, nos EUA, indica que alguns fatores sociais, como a presença de amigos, podem fazer com que a criança e o adolescente acima do peso comam em excesso. Segundo os autores, "esses resultados são importantes, considerando o papel dos amigos como agente de mudança na infância e adolescência".

Os pesquisadores avaliaram 23 jovens (idades entre nove e 15 anos) com sobrepeso e 42 com peso normal, incluindo 33 amigos dos participantes e 39 pessoas não-familiares a elas. Os participantes listaram o que haviam comido 24 horas antes dos testes, ficaram duas horas sem comer e classificaram seu nível de fome. Depois, eles passaram 45 minutos em uma sala com jogos e tigelas individuais com alimentos de baixa caloria ou de alta caloria.

E as observações, por circuito de televisão, do comportamento das crianças mostraram que amigos que comem juntos consomem mais comida do que aqueles que comem com alguém que não conhecem. Além disso, entre as crianças com sobrepeso, aquelas que estavam com um parceiro também com sobrepeso – fosse ele amigo ou estranho – comiam mais do que aquelas que tinham um parceiro de peso normal.

"Estar em companhia de parceiros com sobrepeso podem dar a eles permissão para comer mais ou pode reduzir sua inibição, aumentando o que era visto como normas de uma alimentação apropriada, ou de quanto alguém deveria comer", destacaram os autores. Além disso, segundo os autores, "os resultados indicam que tanto participantes com sobrepeso quanto aqueles com peso normal, com um amigo, comiam significativamente mais do que participantes na presença de um parceiro não-familiar".

Baseados nos resultados, que indicam o impacto dos amigos no comportamento alimentar das crianças, os pesquisadores concluíram que amigos e família devem estar envolvidos para frear o crescimento da epidemia de obesidade entre as crianças.

Fonte: EurekAlert. Public release. 03 de agosto de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários