Notícias de saúde

Estudo aponta benefícios das uvas para a saúde cardiovascular

24 de abril de 2009 (Bibliomed). Uma alimentação rica em uvas pode prevenir problemas cardíacos graves, como a insuficiência cardíaca, em pessoas que sofrem, há anos, de pressão alta, segundo estudo apresentado esta semana na conferência Experimental Biology 2009, nos Estados Unidos.

De acordo com pesquisadores da Universidade do Estado de Michigan, substâncias fitoquímicas presentes na fruta, principalmente na casca, podem reduzir o estresse oxidativo nos vasos sanguíneos e no músculo cardíaco, diminuindo os riscos para o coração. E outras pesquisas também trazem evidências sobre os benefícios do vinho tinto para a saúde cardiovascular.

Em testes com ratos, os especialistas misturaram extratos de uvas de mesa à ração salgada de alguns animais, enquanto mantiveram outros ratos com a mesma ração sem a uva, para efeito de comparação. Alguns dos animais do grupo controle ainda receberam uma leve dose de um medicamento para baixar a pressão.

Após 18 semanas, aqueles que haviam recebido a dieta rica em uvas apresentaram menor pressão sanguínea, melhor função cardíaca e menos sinais de dano no músculo cardíaco do que os outros. Os animais que receberam a medicamento também apresentaram redução na pressão, mas sem os outros benefícios daqueles que tinham uvas na dieta.

Os cientistas explicam que as células produzem uma proteína antioxidante chamada glutationa, que as defende contra danos. A pressão alta, por sua vez, causa estresse oxidativo no coração, reduzindo seus níveis de glutationa. A ingestão da uva “ligaria” os genes que regulam esse antioxidante no coração, aumentando sua concentração. Porém, são necessários estudos com humanos para confirmação desses benefícios.

Fonte: University of Michigan Health System. 23 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários