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Exercícios físicos podem melhorar o desempenho escolar das crianças

1° de abril de 2009 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, indica que a prática de exercícios físicos pode ter efeitos positivos no desempenho escolar das crianças. De acordo com os pesquisadores, aulas de educação física e programas de exercícios fora da escola podem aumentar a atenção dos alunos em sala de aula, resultando em melhores notas nas provas.

Foram avaliadas, com testes de atenção visual, 20 crianças de nove anos de idade após um período de 20 minutos de descanso e, no dia seguinte, após 20 minutos de caminhada em uma esteira. E, durante os testes de controle cognitivo, os participantes utilizaram um “boné” com eletrodos para medir a atividade cerebral.

Com as análises, os pesquisadores concluíram que a prática de exercícios pode melhorar o desempenho escolar das crianças. “O que descobrimos é que seguindo a sessão aguda de caminhada, as crianças tiveram melhor desempenho no ‘flanker task’ (teste de atenção visual)”, disse o pesquisador Charles Hillman. “Eles tinham maior taxa de exatidão, especialmente quando a tarefa era mais difícil”, complementou.

Os especialistas notaram também que, após os exercícios, além dos efeitos no comportamento, havia mudanças no potencial cerebral relacionado a eventos – “nesses sinais neuroelétricos que são uma medida de cobertura da alocação dos recursos de atenção” –, o que estaria associado à melhora na capacidade de concentração em situações mais difíceis, como em um ambiente barulhento.

Fonte: Neuroscience. Abril de 2009.

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