Notícias de saúde

Doença de Alzheimer triplica os custos médicos dos idosos, diz estudo

27 de março de 2009 (Bibliomed). Os custos com saúde de pacientes com doença de Alzheimer são mais do triplo do que os de outras pessoas idosas, segundo estudo publicado esta semana pela Alzheimer’s Association, dos Estados Unidos.

Comparados com pessoas com 65 anos ou mais velhas sem a doença neurodegenerativa, aqueles com o mal de Alzheimer são hospitalizados e tratados em centros especializados com mais frequência. Seus custos médicos ainda incluiriam asilos e visitas de profissionais de saúde do sistema público de saúde americano (Medicare) no domicílio do paciente.

O levantamento, baseado em dados do ano de 2004, indicou que os gastos anuais podem chegar a US$ 33 mil por paciente com essa condição, comparado com US$ 10,6 mil de cada idoso sem a doença.

“Com o país enfrentando desafios econômicos sem precedentes e um rápido envelhecimento da população baby boomer, agora é hora de abordar a crise de Alzheimer que triplica os custos de saúde para os americanos com 65 anos ou mais de idade”, explicou o diretor da Alzheimer’s Association, Harry Johns.

Fonte: Alzheimer’s Association. 24 de março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários