Notícias de saúde

Folato é parte essencial da alimentação diária, afirmam especialistas

04 de março de 2009 (Bibliomed). O folato é uma vitamina solúvel em água que ajuda a produzir o material genético de todas as células, trabalha com a vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos do sangue, ajuda a prevenir defeitos no tubo neural de bebês e pode proteger contra doença cardíaca, segundo especialistas da Universidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.

De acordo com a nutricionista Janice Hermann, em nota enviada esta semana para a imprensa, “se você tem uma baixa ingestão de folato, você pode ter anemia, fraqueza e fadiga”. Além disso, ela destaca que, na gravidez, o consumo do nutriente se torna ainda mais importante. “Não consumir folato o suficiente antes e no início da gravidez pode aumentar o risco de ter um bebê com defeitos no tudo neural”, destacou.

O folato pode ser encontrado principalmente em legumes, vegetais de folhas verdes, frutas cítricas e fígado, além de alimentos fortificados com o nutriente, como alguns pães, cereais e produtos à base de grãos. E, para que o nutriente não se perca com o armazenamento ou preparo dos alimentos, os especialistas recomendam manter os vegetais na geladeira, e servi-los cru, ou prepará-los no vapor ou cozidos com um mínimo de água.

“Comer uma grande variedade de alimentos que contenham folato é a melhor maneira de ingerir o suficiente”, afirmou a nutricionista, destacando que a suplementação é frequentemente recomendada para as mulheres um mês antes de ficarem grávidas e durante o primeiro trimestre de gestação.

A quantidade diária recomendada para o homem acima de 18 anos é de 400 microgramas; enquanto, para a mulher, esse número varia – 400 microgramas para aquelas acima de 18 anos, 600 para as gestantes, e 500 microgramas para aquelas que estão amamentando. Porém, como o excesso pode mascarar a deficiência de vitamina B12, eles sugerem um limite de até mil microgramas de folato por dia ingerido através de alimentos fortificados e suplementos.

Fonte: OSU Agricultural Communications Services. 02 de março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários