Notícias de saúde

Poucas mulheres têm estilo de vida saudável antes da gravidez

18 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). Pouquíssimas mulheres seguem as recomendações nutricionais e de estilo de vida antes de ficarem grávidas, mesmo quando a gravidez é planejada de alguma forma, segundo estudo publicado no British Medical Journal.

De acordo com os especialistas, muitos conselhos em relação à alimentação e ao estilo de vida são dados à mulher durante a gestação, e há pouca atenção nesse sentido no período antes da mulher ficar grávida. Porém, nessa fase, a promoção da saúde pode ser tão importante quanto durante a gravidez para o desenvolvimento do bebê.

Avaliando, no período entre os anos de 1998 e 2002, mais de 12 mil mulheres não-grávidas no início do estudo com idades entre 20 e 34 anos, eles notaram que menos de 3% das mulheres que ficaram grávidas no período estavam tomando a dose diária recomendada de ácido fólico (400µg) e não bebendo mais de quatro “unidades” de álcool por semana. Entre aquelas que não ficaram grávidas, menos de 1% das mulheres seguiam essas recomendações.

Além disso, aquelas que ficaram grávidas eram apenas levemente menos propensas a fumar do que as outras – 74% contra 69% não fumavam (diferença estatisticamente insignificante); tinham a mesma propensão a consumir pelo menos cinco porções de frutas e verduras por dia; e apenas 57% delas haviam feito algum exercício extenuante no período de três meses antes da pesquisa, contra 64% daquelas que não ficaram grávidas no período.

Os autores destacam que, mesmo entre aquelas que “planejavam” a gravidez, poucas tinham um estilo de vida saudável, com apenas pouco mais de 3% seguindo as recomendações nutricionais e de estilo de vida. Por isso, eles ressaltam a necessidade de maior publicidade para as recomendações pré-gravidez, mas também, levando em conta a substancial taxa de gravidezes não-planejadas, a importância de uma melhora na nutrição e no estilo de vida de mulheres em idade reprodutiva.

Fonte: British Medical Journal. 12 de fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários