Notícias de saúde

Vitaminas podem ajudar a reduzir enxaqueca, sugere estudo

12 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). Um estudo australiano com 50 pessoas que sofriam enxaquecas há muito tempo indicou que a ingestão de suplementos de vitamina B e folato podem ajudá-los a amenizar as dores de cabeça e outros sintomas. Segundo pesquisadores da Universidade de Griffith, na Austrália, os participantes do estudo reportaram “uma melhora drástica na frequência das dores de cabeça, na severidade da dor e na incapacidade associada”.

Os testes acompanharam um estudo anterior do Centro de Pesquisa do Genoma da universidade, que identificou um gene – chamado MTHFR – que deixa as pessoas mais suscetíveis à enxaqueca quando apresenta alguma mutação ou disfunção. E isso resultaria em maiores níveis de homocisteína, que pode aumentar a enxaqueca e os riscos de derrame e doenças cardíacas.

Os pesquisadores acreditam que os suplementos de vitamina B e ácido fólico reduzem o nível desse aminoácido, levando a uma melhora nos sintomas da enxaqueca. “Agora, estamos realizando um teste mais extensivo para descobrir a melhor dose dos suplementos vitamínicos para os indivíduos, pois ela pode variar dependendo do perfil genético do paciente”, destacaram os autores.

“Os tratamentos atuais para enxaqueca nem sempre são eficazes, e podem ser caros e causar efeitos adversos”, disseram os pesquisadores, destacando que, se os resultados forem confirmados, as vitaminas podem oferecer uma forma segura e barata de tratar as enxaquecas.

Fonte: Griffith News. 04 de fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários