Notícias de saúde

Soja pode proteger mulheres na pós-menopausa contra o câncer colorretal

08 de janeiro de 2009 (Bibliomed). O consumo de soja pode reduzir os riscos de câncer colorretal em mulheres que já passaram pela menopausa, segundo estudo publicado recentemente na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition. E os pesquisadores acreditam que esse efeito pode estar relacionado a um componente chamado isoflavona, que possui propriedades antioxidantes e tem sido associado, por diversos estudos, à redução da atividade tumoral.

Para investigar se a ingestão de soja estaria associada a um menor risco de câncer colorretal, pesquisadores da Universidade Vanderbilt, nos EUA, e do Instituto de Câncer de Xangai, na China, examinaram dados de mais de 68 mil mulheres com idades entre 40 e 70 anos que não apresentavam câncer ou diabetes no início do estudo.

Acompanhando as participantes por mais de seis anos em média, os especialistas registraram 321 casos de câncer colorretal. E notaram que a ingestão de soja estava inversamente associada à doença – a cada aumento de cinco gramas no consumo diário do alimento, havia uma redução de 8% no risco de desenvolver o câncer colorretal.

Os resultados indicaram que aquelas que apresentavam maior consumo de alimentos à base de soja tinham 33% menos chances de desenvolver a doença, comparadas com aquelas que ingeriam o alimento em menor quantidade. Porém essa proteção estaria restrita apenas às mulheres na pós-menopausa.

Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition. 10 de dezembro de 2008.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários