Notícias de saúde

Esposas motivam os homens a realizar o exame de próstata, diz estudo

15 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Apesar de ser reconhecido que o diagnóstico precoce de câncer de próstata pode salvar vidas, muitos homens ainda se negam a realizar o exame preventivo. Porém um estudo realizado nos Estados Unidos indica que as mulheres podem ajudar a mudar esse quadro, pois, segundo a pesquisa, homens que vivem com a esposa ou companheira são mais propensos a realizar o exame de triagem.

Avaliando quase 2,5 mil homens com idades entre 40 e 79 anos, os pesquisadores descobriram que homens com histórico de câncer de próstata na família eram 50% mais propensos a realizar o exame; assim como aqueles que se diziam mais preocupados com doença – tinham duas vezes mais chances de se submeter à triagem.

Os resultados indicaram ainda que, entre os participantes com histórico familiar, aqueles que moravam sozinhos eram 40% menos propensos a realizar o exame de próstata do que aqueles que eram casados ou que viviam com uma outra pessoa importante para sua vida.

“Em termos de motivar as pessoas a serem triadas, pode haver benefícios em incluir as esposas e outras pessoas significativas, tanto quanto os homens”, explicou o pesquisador Lauren P. Wallner, líder do estudo.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, 2008

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários