Publicidade

Notícias de saúde

Exercícios aliviam efeitos da depressão em pessoas com doença cardíaca

08 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Pacientes que sofrem de doença cardíaca coronariana e apresentam sintomas de depressão podem reduzir seu risco de sofrer um evento cardiovascular, como infarto, derrame e insuficiência cardíaca, praticando atividades físicas, segundo estudo do VA Medical Center, nos Estados Unidos.

De acordo com os autores, a relação entre as duas doenças é bem estabelecida, com diversos estudos associando a depressão ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares em pessoas saudáveis, e à recorrência de eventos cardiovasculares em pacientes com cardiopatias.

Para tentar desvendar as razões dessa associação, os pesquisadores avaliaram mais de mil pacientes com doença cardíaca coronariana estável por cerca de 4,8 anos. E observaram que os participantes com depressão eram duas vezes mais propensos a ter eventos cardiovasculares.

Além disso, os resultados mostraram que alguns comportamentos saudáveis poderiam reduzir a relação entre as duas patologias. O sedentarismo, por exemplo, foi associado a 44% maior taxa de eventos cardiovasculares. E pacientes com depressão também seriam menos propensos a seguir as recomendações médicas para o tratamento medicamentoso, para a prática de exercícios e para a alimentação.

Em artigo publicado no Journal of the American Medical Association, os autores destacaram que os riscos de eventos cardiovasculares associados à depressão podem ser prevenidos com mudanças de comportamento, principalmente com a prática regular de atividades físicas. “Dados os relativamente modestos efeitos de terapias tradicionais nos sintomas depressivos em pacientes com doença cardíaca, há crescente urgência em identificar intervenções que não apenas reduzam os sintomas depressivos, mas também afetem diretamente os mecanismos pelos quais a depressão leva aos eventos cardiovasculares”.

Fonte: JAMA. 26 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: