Notícias de saúde

Prevenção à anemia é importante para qualidade de vida de pessoas com doença renal

17 de novembro de 2008 (Bibliomed). Manter um nível suficiente de células vermelhas do sangue (hemoglobina) é importante para a saúde física e mental de pessoas com doença renal crônica, segundo publicado na edição de janeiro de 2009 do Clinical Journal of the American Society Nephrology. Isso, segundo os autores, indica que a prevenção da anemia deve fazer parte dos cuidados integrais a esses pacientes.

Os agentes estimulantes de eritropoiese, medicamentos que elevam os níveis de hemoglobina, tem sido um tópico controverso ultimamente, com alguns estudos indicando maior risco de morte e problemas cardiovasculares com o uso acima das doses recomendadas por pacientes com insuficiência renal; e outros sugerindo maior risco de morte em pacientes com câncer que usam as doses recomendadas. E a FDA, órgão que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, destaca que os benefícios desses agentes para a qualidade de vida não são bem documentados.

Para esclarecer essas questões, pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, avaliaram a relação entre os níveis de hemoglobina e a qualidade de vida relacionada à saúde em mais de mil pacientes que tinham a doença do estágio três ao cinco. E notaram que o aumento dos níveis de hemoglobina de menores que 11 gm/dl para pelo menos 13 gm/dl estava associado à melhora de uma variedade de fatores da qualidade de vida, incluindo função física, dor e fadiga. 

Com isso, os autores concluíram que manter bons níveis de hemoglobina é importante para a saúde e o bem estar de pacientes com doença renal crônica, e que o uso do medicamento para esses fins pode ser benéfico. Porém, eles destacam que mais estudos são necessários tanto para documentar esses efeitos quanto para determinar quando deve-se iniciar o tratamento e quais os níveis ideais de hemoglobina.

Fonte: EurekAlert. Public release. 11 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários