Notícias de saúde

Vacina contra gripe pode prevenir formação de coágulos sangüíneos, diz estudo

12 de novembro de 2008 (Bibliomed). A vacina contra a gripe pode reduzir em 26% o risco de formação de coágulos sangüíneos nas veias, segundo estudo apresentado, nesta semana, no congresso American Heart Association's Scientific Sessions 2008. E, segundo Joseph Emmerich, líder do estudo e professor da Universidade Paris Descartes, “esse efeito protetor foi mais pronunciado antes de 52 anos de idade”.

Problemas como a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar são condições perigosas porque há a formação de coágulos sangüíneos que podem se “soltar” e viajar pelo sistema circulatório até o coração ou pulmões, se tornando fatais.

Avaliando mais de 1,4 mil pessoas com mais de 18 anos de idade, incluindo 727 que tiveram episódios trombóticos iniciais, os pesquisadores notaram que o risco de desenvolver a complicação era 26% menor após a vacina contra gripe. E a proteção era ainda maior em pessoas com menos de 52 anos – 48% menos chances de desenvolver tromboembolismo venoso”.

Entre as mulheres, a redução do risco com a vacinação era de 50% para aquelas com menos de 51 anos e de 59% para as que tomavam pílulas anticoncepcionais. E o efeito protetor da vacina também variava conforme o tipo da doença – trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.

Os mecanismos que estariam por trás dessa relação ainda não estão claros, por isso, mais estudos são necessários para confirmar o efeito protetor da vacina da gripe contra o tromboembolismo venoso e para desvendar as razões da proteção.

“Infecções em geral aumentam a viscosidade do sangue, e reações inflamatórias sistêmicas a agentes infecciosos podem disparar processos trombóticos”, explicaram os autores. “Porém, a vacinação para influenza pode reduzir o risco de trombose de outras formas, como sugerido até pela distribuição dos eventos de tromboembolismo venoso nos 12 meses do ano em ambos os casos, de vacinados e não-vacinados, no nosso estudo”.

A American Heart Association recomenda que os pacientes com problemas cardíacos tomem a vacina anualmente, pois são mais propensos a morrer de gripe do que pessoas com outras doenças crônicas.

Fonte: EurekAlert. Public release. 09 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários