Notícias de saúde

Maioria das pessoas com artrite tem dificuldades para trabalhar

05 de novembro de 2008 (Bibliomed). Quase 70% das pessoas com artrite que não trabalham em horário integral dizem que não o faz por causa da doença inflamatória, segundo pesquisa realizada na Irlanda.

A palavra artrite significa literalmente inflamação da articulação, mas freqüentemente é utilizada para se referir a um grupo de mais de 100 doenças reumáticas que podem causar dor, enrijecimento e edema das articulações. Elas podem afetar não somente as articulações, mas também outras partes do corpo, como músculos, tendões, ossos, ligamentos e diversos órgãos internos.

A artrite é normalmente associada aos idosos, mas pode afetar todas as idades, incluindo crianças. De acordo com dados da Arthritis Ireland, 60% das pessoas afetadas têm menos de 65 anos de idade, com o problema iniciando quando as pessoas estão em idade ativa.

A pesquisa realizada pela organização Arthritis Ireland indicou que 67% das pessoas com artrite não trabalham em período integral por causa da doença, embora 63% deles planejam voltar ao trabalho.

Segundo os especialistas, o maior desafio dessas pessoas na volta ao trabalho é a fadiga causada pela doença, seguida do tempo perdido no trabalho por causa dos sintomas. Por isso, eles destacam que os empregados afetados precisam de um ambiente adaptado para o trabalho, um regime de trabalho mais flexível e uma maior compreensão por parte do empregador.

“Para as pessoas com artrite, trabalhar não é apenas importante como uma fonte de renda, é chave para manter sua independência, se sentir bem sucedido e encontrar e interagir com os outros. Em particular, pode reduzir os sentimentos de isolamento que podem se desenvolver”, explicaram os especialistas.

Fonte: IrishHealth. 03 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários