Notícias de saúde

Maioria dos idosos com câncer sofre de fadiga crônica, diz estudo

27 de outubro de 2008 (Bibliomed). Um estudo publicado na edição de outubro do American Journal of Clinical Oncology sugere que a fadiga é um problema crônico comum para pacientes mais velhos com câncer e pode representar uma importante causa de dependência funcional. Avaliando 214 pacientes com 70 anos ou mais de idade, os pesquisadores observaram que 81% deles tinham fadiga.

De acordo com os autores, “a dependência funcional é uma manifestação dispendiosa do envelhecimento que compromete a qualidade de vida dos idosos e de seus cuidadores”. E, acreditando que a fadiga seja uma importante causa da dependência nesses pacientes, os pesquisadores resolveram avaliar o seu impacto na realização das atividades da vida diária.

Para isso, os pacientes foram examinados através de questionários avaliando atividades da vida diária, atividades instrumentais da vida diária, status de desempenho, problemas cognitivos, depressão e nutrição.  Além disso, cada paciente passou por avaliações dos sintomas de fadiga e exames de sangue.

E os resultados indicaram que oito em dez pacientes apresentavam fadiga, que estava associada à dependência para a realização de tarefas simples do dia-a-dia, como tomar banho, e também a um pior desempenho geral.

Fonte: American Journal of Clinical Oncology. Outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários