Notícias de saúde

Obesidade aumenta os riscos de câncer de mama, sugere estudo

08 de outubro de 2008 (Bibliomed). Os resultados de um estudo iraniano recente indicam que a obesidade em mulheres que já passaram da menopausa pode aumentar os riscos de desenvolver câncer de mama. Em artigo publicado, em setembro, na revista científica BMC Cancer, os autores destacam a necessidade de examinar essa relação em populações de baixa estatura, como a do Irã, que teoricamente apresentam maior índice de massa corporal (IMC).

Para avaliar as relações entre variáveis antropométricas, como peso, altura e IMC, e o risco de câncer de mama, os pesquisadores consideraram todos os casos da doença diagnosticados no Centro Iraniano de Câncer de Mama no período entre 1996 e 2000 – 116 mulheres na pós-menopausa. E selecionaram o mesmo número mulheres na pós-menopausa, mas sem a doença, para comparação.

As análises mostraram que as mulheres diagnosticadas com câncer de mama tinham, em média, maior índice de massa corporal do que as mulheres que não tiveram a doença. E aquelas que apresentavam o IMC indicando obesidade tinham três vezes maior risco de câncer de mama.

Fonte: BMC Cancer. 30 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários