Notícias de saúde

Massagens são benéficas para pacientes com câncer, indica estudo

18 de setembro de 2008 (Bibliomed). Sessões de massagens podem ser benéficas para pacientes com câncer em estágio avançado, oferecendo relaxamento e bem-estar, segundo estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, o tratamento medicamentoso também pode ajudar contra as dores e sintomas depressivos, porém, a massagem tem efeitos similares sem apresentar os efeitos colaterais que prejudicam o bem-estar do paciente.

No estudo, 380 pacientes com câncer avançado foram tratados com massagem ou com toques simples. E os pesquisadores notaram resultados consideravelmente melhores em relação à dor e ao humor dos pacientes logo após o tratamento com as massagens.

“Quando pacientes se aproximam do fim da vida, os objetivos dos cuidados médicos mudam de tentar curar a doença para fazer o paciente ficar o mais confortável possível”, disse o médico Jean S. Kutner, um dos autores, destacando que o estudo mostra que a massagem é uma forma segura e eficaz de prover bem-estar imediato para pacientes com câncer avançado.

Porém, apesar de apresentar efeitos imediatos, os benefícios da massagem, indicados na pesquisa, não duram muito tempo, sendo necessárias sessões constantes. Por isso, eles alertam para a necessidade de mais pesquisas que busquem estratégias eficazes no controle da dor.

Fonte: Annals of Internal Medicine, 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários