Notícias de saúde

Altura poderia interferir no risco de câncer de próstata?

05 de setembro de 2008 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, sugere que a altura dos homens pode influenciar os riscos de câncer de próstata e na progressão da doença. Embora a associação seja modesta, os pesquisadores destacam que ela pode ser importante, pois, no estudo, havia um aumento de 6% no risco a cada 10 centímetros a mais de altura em relação aos voluntários mais baixinhos.

Avaliando 9 mil homens, os pesquisadores observaram que aqueles que eram 30 cm mais altos do que o menor voluntário tinham 19% maior risco de ter a doença.

Porém, os riscos eram menores do que os estabelecidos por outros fatores, como idade, histórico familiar e raça. Por isso, os especialistas não recomendam maior freqüência da triagem para o câncer entre os mais altos, e nem uma mudança no tratamento.

Com a análise de 58 estudos, eles descobriram diversas evidências de associação da estatura com o risco de câncer de próstata, alguns atribuindo um risco até 40% maior. Mas os resultados dessa pesquisa indicaram um risco mais modesto, variando de 3% a 9% para cada 10 cm, e de 5% a 19% de aumento no risco de câncer mais avançado.

Os pesquisadores acreditam que, pelo fato de pouco se saber sobre as causas do câncer de próstata, as evidências encontradas pela pesquisa são de grande interesse cientifico e abrem uma nova linha de investigação. E mais estudos são necessários para desvendar essa relação.

“Nós não acreditamos que a estatura por si mesma importe na determinação do risco de câncer de próstata ou na progressão do câncer de próstata, mas especulamos que fatores que influenciam a altura pode também influenciar o câncer, e a altura está, dessa forma, agindo como um marcador para fatores causais”, explicaram os autores.

Fonte: IrishHealth. 03 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários