Notícias de saúde

Gordura vegetal pode combater o câncer de próstata

12 de junho de 2013 (Bibliomed). A gordura vegetal pode trazer benefícios para homens que estejam enfrentando o câncer de próstata e ajudá-los a terem vidas mais longas.

Em um estudo, pacientes com essa condição que substituíram 10% do seu consumo diário de calorias de carboidratos por gordura vegetal tinham chances 29% menores de morrerem de câncer de próstata ao longo de um período de oito anos. Além disso, essas mesmas pessoas tinham chances 26% menores de morrerem por outras causas.

O estudo mostra também que uma porção extra de nozes, amêndoas ou alimentos semelhantes por dia diminuía em 11% os riscos de morte por qualquer causa.

Os pesquisadores escrevem que “nossas descobertas apóiam que homens com câncer de próstata sejam aconselhados a seguirem uma dieta saudável para o coração, na qual calorias de carboidratos sejam substituídas por óleos não saturados e amêndoas”.

Apesar de os resultados serem positivos, o estudo encontrou apenas uma associação, sendo incapaz de mostrar uma relação de causa e efeito entre o consumo da gordura vegetal e a sobrevivência ao câncer. Muitos outros fatores podem interferir nessa questão e mais estudos são necessários para uma maior compreensão do assunto.

A pesquisa foi publicada no periódico JAMA Internal Medicine.

Fonte: Live Science, 10 de junho de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários