Notícias de saúde

Especialistas recomendam consumo de fibras contra doenças crônicas

16 de maio de 2008 (Bibliomed). Populações que consomem mais fibras na alimentação têm menos doenças crônicas, como doença cardíaca, câncer, diabetes e obesidade, segundo especialistas da Universidade de Minnesota. Em artigo publicado no "American Journal of Lifestyle Medicine", os pesquisadores destacam os efeitos benéficos das fibras sobre os fatores de risco de doenças crônicas.

De acordo com os autores, as fibras viscosas (solúveis) reduzem a resposta glicêmica e pode ajudar no controle do diabetes. Além disso, uma alimentação rica em fibras alimenta, sacia melhor e está ligada a um menor peso corporal. Em relação ao fato de reduzir os riscos de câncer, eles alertam que as evidências ainda são controversas, e mais pesquisas são necessárias.

A quantidade diária recomendada é de 14 gramas por mil calorias consumidas, ou 25g para a mulher e 38g para o homem, dependendo das metas de proteção contra doenças cardiovasculares. Porém, segundo os autores, a média de consumo é bem menor nos EUA – cerca de 16g por dia.

Por isso, os especialistas defendem que médicos e profissionais de saúde devem apoiar largamente as mensagens para a população aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, legumes, verduras e frutas. "Como muitos suplementos de fibras não têm sido estudados em relação à eficácia fisiológica, o melhor conselho é consumir as fibras nos alimentos".

Fonte: American Journal of Lifestyle Medicine, Vol. 2, No. 3, 233-240 (2008)

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários