Notícias de saúde

O cérebro decide mais rápido do que você pensa

25 de abril de 2008 (Bibliomed). O cérebro pode tornar algumas decisões até 10 segundos antes das decisões chegarem até o pensamento consciente, mostra um novo estudo. A pesquisa foi publicada na edição online da revista Nature Neuroscience, e foi desenvolvida no Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences, na Alemanha.

No estudo, 14 homens e mulheres com idades compreendidas entre os 21-30 anos acessaram computadores e assistiram ao aparecimento de letras de modo aleatório na tela, uma de cada vez.

Os indivíduos foram orientados a pressionar uma tecla no computador, no momento do aparecimento de determinadas letras. Entretanto, eles tiveram cérebro escaneado usando ressonância magnética funcional (fMRI) para mostrar a atividade cerebral ligada às suas decisões durante este procedimento.

Os exames cerebrais mostraram atividade em duas regiões no cérebro - no córtex parietal e frontal – que predisseram, com uma antecedência de até 10 segundos, a decisão do indivíduo em apertar as teclas. Isto sugere que quando a decisão do indivíduo se tornou consciente ela já estava previamente influencia pela decisão inconsciente do cérebro com a antecedência de até 10 segundos

Fonte: Nature Neuroscience, April 13, 2008; advance online publication.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários