Notícias de saúde

Inflamação cerebral pode aumentar problemas de humor na doença de Alzheimer

01 de março de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, encontraram uma relação entre inflamação no cérebro e alterações de humor em pacientes com Alzheimer.

Segundo os autores, a inflamação cerebral parece influenciar os problemas de humor dos pacientes de Alzheimer, em vez dos marcadores tradicionais da doença, como as proteínas beta amilóide ou tau.

A inflamação cerebral está fortemente associada a cuidadores ou familiares que relatam rápidas mudanças de humor, passando de calma para agitação ou raiva. Além disso, as pessoas com níveis mais elevados de sofrimento apresentavam níveis mais elevados de inflamação cerebral.

Para o estudo, os pesquisadores trabalharam com 109 idosos, a maioria dos quais não apresentava deficiências cognitivas, mas tinham resultado positivo para amiloide e tau. Exames cerebrais e avaliações clínicas dos pacientes mostraram que a inflamação causada pela resposta imunológica do cérebro estava fortemente associada a uma variedade de sintomas psiquiátricos, incluindo distúrbios do sono e agitação. Embora os níveis de amiloide e tau pudessem prever esse tipo de sintomas, a inflamação cerebral parecia ter um efeito adicional.

Sintomas como irritabilidade excessiva tendem a surgir nos estágios iniciais da progressão do Alzheimer, observaram os pesquisadores. Isto pode significar que a inflamação desempenha um papel mais forte no início da doença de Alzheimer do que se pensava anteriormente. De acordo com os autores, as descobertas também podem ter implicações para outras doenças degenerativas do cérebro.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.45175.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários