Notícias de saúde

Declínio mental ocorre mais tarde do que se pensava

22 de setembro de 2023 (Bibliomed). Uma pesquisa realizada no University Medical Center Utrecht (UMC Utrecht), mostra que o cérebro humano diminui mais tarde do que se pensava anteriormente. Em vez de depois do 25º ano de vida, a redução do cérebro ocorre quando estamos entre 30 e 40 anos.

Os dados foram obtidos fazendo medições precisas usando uma grade de eletrodos que alguns pacientes com epilepsia colocam em seu cérebro (sob o crânio) em preparação para a cirurgia de epilepsia. A grade consiste em 60-100 eletrodos que podem medir a atividade cerebral. Em 74 indivíduos, mediu-se a latência das respostas evocadas cortico-corticais através da associação e das fibras U, e foram calculadas as velocidades de transmissão correspondentes. Diminuições nos atrasos de condução até pelo menos 30 anos mostram que a velocidade da comunicação neuronal se desenvolve bem na idade adulta.

Os pesquisadores descobriram, entre outras coisas, que as conexões em no cérebro se tornam cada vez mais rápidas: de dois metros por segundo em crianças de quatro a quatro metros por segundo em pessoas entre trinta e quarenta anos. Uma duplicação, em outras palavras. Só depois dessa idade é que elas desaceleram.

Os pesquisadores também observaram diferenças entre as regiões do cérebro. O lobo frontal, responsável por pensar e realizar tarefas, desenvolve-se por mais tempo do que uma área responsável pelo movimento.

Os resultados deste estudo fornecem informações importantes sobre o sistema nervoso central. Os cientistas há muito tentam mapear as conexões no cérebro humano. Com esta informação, podem-se preparar modelos de computador mais realistas do cérebro. Para que esses modelos funcionem, além das informações sobre as conexões, são necessários valores precisos sobre a velocidade dessas conexões. Agora, esses números estão disponíveis pela primeira vez.

Fonte: Nature Neuroscience. DOI: 10.1038/s41593-023-01272-0.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários