Notícias de saúde

Até que ponto a Depressão Pós-Parto é comum?

16 de abril de 2008 (Bibliomed). A depressão pós-parto tem as mesmas características de uma depressão normal, ou seja, a pessoa sente uma tristeza muito grande de caráter prolongado, com perda de auto estima, perda de motivação para a vida, podendo até mesmo tentar o suicídio. Em casos mais graves da depressão pós-parto, algumas mulheres apresentam tendência ao abandono do recém nascido ou mesmo ao seu extermínio.

A depressão pós-parto pode ocorrer dentro de alguns dias ou semanas após o parto ou após a ocorrência de um aborto. Para 60% das mulheres, esse é o primeiro episódio depressivo de suas vidas. Enquanto as alterações hormonais características dessa fase parecem desempenhar um papel, a totalidade das causas desse fenômeno não é conhecida.

Um estudo publicado na semana passada na revista Morbidity and Mortality Weekly Report,do CDC (Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos) divulgou as estatísticas mais recentes sobre o problema, e os resultados mostram que algumas mulheres podem estar sob risco aumentado de desenvolver esta condição.

O estudo do CDC incluiu mais de 52.000 novas mães, e que haviam tido seus bebês no período de 2 a 6 meses anteriormente à pesquisa, que incluiu estas questões:

  • Desde o seu novo bebê nasceu, qual a freqüência com que você se sentiu deprimida ou desesperada?
  • Desde o seu novo bebê nasceu, qual a freqüência com que você tinha pouco interesse ou pouco prazer em fazer as coisas?

As respostas foram "nunca", "raramente", "às vezes", "freqüentemente", ou "sempre". Mulheres que responderam "muitas vezes" ou "sempre" para qualquer questão foram classificadas como tendo depressão pós-parto auto-reportada.

A depressão pós-parto foi mais freqüentemente relatada por mães adolescentes, mães com menos de 12 anos de educação, pacientes conveniados Medicaid, fumantes, as vítimas de abuso físico antes ou durante a gravidez, e as mulheres no stress traumático ou financeiro durante a gravidez.

O CDC exorta as mulheres a receber tratamento para a depressão pós-parto pelo bem da saúde materna e também dos bebês. O CDC também observa que o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas recomenda que os médicos investiguem todas as novas mães para depressão pós-parto de quatro a seis semanas após o nascimento.

Fonte: CDC, Morbidity and Mortality Weekly Report, April 11, 2008; vol 57: pp 361-366.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários