Publicidade

Notícias de saúde

Até que ponto a Depressão Pós-Parto é comum?

16 de abril de 2008 (Bibliomed). A depressão pós-parto tem as mesmas características de uma depressão normal, ou seja, a pessoa sente uma tristeza muito grande de caráter prolongado, com perda de auto estima, perda de motivação para a vida, podendo até mesmo tentar o suicídio. Em casos mais graves da depressão pós-parto, algumas mulheres apresentam tendência ao abandono do recém nascido ou mesmo ao seu extermínio.

A depressão pós-parto pode ocorrer dentro de alguns dias ou semanas após o parto ou após a ocorrência de um aborto. Para 60% das mulheres, esse é o primeiro episódio depressivo de suas vidas. Enquanto as alterações hormonais características dessa fase parecem desempenhar um papel, a totalidade das causas desse fenômeno não é conhecida.

Um estudo publicado na semana passada na revista Morbidity and Mortality Weekly Report,do CDC (Centers for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos) divulgou as estatísticas mais recentes sobre o problema, e os resultados mostram que algumas mulheres podem estar sob risco aumentado de desenvolver esta condição.

O estudo do CDC incluiu mais de 52.000 novas mães, e que haviam tido seus bebês no período de 2 a 6 meses anteriormente à pesquisa, que incluiu estas questões:

As respostas foram "nunca", "raramente", "às vezes", "freqüentemente", ou "sempre". Mulheres que responderam "muitas vezes" ou "sempre" para qualquer questão foram classificadas como tendo depressão pós-parto auto-reportada.

A depressão pós-parto foi mais freqüentemente relatada por mães adolescentes, mães com menos de 12 anos de educação, pacientes conveniados Medicaid, fumantes, as vítimas de abuso físico antes ou durante a gravidez, e as mulheres no stress traumático ou financeiro durante a gravidez.

O CDC exorta as mulheres a receber tratamento para a depressão pós-parto pelo bem da saúde materna e também dos bebês. O CDC também observa que o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas recomenda que os médicos investiguem todas as novas mães para depressão pós-parto de quatro a seis semanas após o nascimento.

Fonte: CDC, Morbidity and Mortality Weekly Report, April 11, 2008; vol 57: pp 361-366.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: