Notícias de saúde

Dia Mundial da Saúde 2008: contra o aquecimento global

04 de abril de 2008 (Bibliomed). O Dia Mundial da Saúde, em 7 de Abril, data que marca a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma oportunidade de chamar a atenção mundial para um assunto de grande importância para a saúde global a cada ano. Em 2008, o Dia Mundial da Saúde está centrado na necessidade de proteger a saúde dos efeitos nefastos das alterações climáticas.

O tema "Proteção da saúde das alterações climáticas" coloca a saúde no centro do diálogo global sobre as alterações climáticas. A OMS selecionou este tema reconhecendo que a mudança climática está causando cada vez maiores ameaças à saúde pública global.

Através de uma maior colaboração, a comunidade mundial estaria melhor preparada para enfrentar os desafios de saúde relacionados com o clima mundial. Exemplos deste tipo de ações de colaboração são: o reforço da vigilância e controle das doenças infecciosas, garantindo uma utilização mais coordenada no abastecimento de água, manutenção da saúde e coordenação de ações em casos de emergência.

Os impactos das alterações climáticas serão sentidos de modo desproporcional nas populações mais vulneráveis, que incluem os muito jovens, os idosos, e as populações mais pobres e isoladas. A vulnerabilidade é também mais sentida em áreas de doenças endêmicas ligadas à temperatura, e em áreas com menor produção de alimentos e menores recursos hídricos. Particularmente afetadas seriam as grandes cidades nas áreas costeiras.

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS).

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários