Publicidade

Notícias de saúde

Intolerância ao leite induz dificuldades de digestão, diz estudo.

09 de janeiro de 2008 (Bibliomed). Um artigo publicado pelo Neurogastroenterol Motil, em agosto deste ano, traz uma interessante pesquisa a respeito da sensibilidade visceral e sintomas de intolerância, em pacientes que apresentam má-absorção de lactose, um carboidrato do leite.

Muitas pessoas já ouviram falar a respeito da intolerância à lactose. Entretanto, poucas são as que realmente entendem o significado desse termo. De uma maneira bem simples, ela resulta de uma diminuição da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. Em decorrência disso, a lactose se torna disponível para que bactérias, presentes na flora intestinal normal, realizem sua fermentação, levando ao aparecimento de sintomas como diarréia, sensação de ‘barriga inchada’ e gases. Um fato curioso é que nem sempre uma pessoa, que tem má-absorção de lactose, terá os sintomas de intolerância acima descritos e isso é um fato que ainda não está muito bem esclarecido.

Intrigados pelo assunto, os investigadores de Paiva propuseram a análise de pacientes com uma capacidade diminuída de absorção de lactose. Nesses indivíduos se realizou um teste respiratório, para avaliar a produção de hidrogênio no intestino, após a ingestão de lactose e um exame para verificar se a fermentação poderia estar associada à maior sensibilidade intestinal (teste para a avaliação da hipersensibilidade visceral).

Os resultados demonstraram, que os pacientes que tinham uma maior dificuldade de absorção da lactose, apresentaram também maior sensibilidade intestinal, comparativamente aqueles que eram considerados apenas como intolerantes à lactose, ou com a capacidade de absorção normal.

Para os pesquisadores, os dados sugerem que a hipersensibilidade visceral é um fato importante a ser considerado, como indutor dos sintomas de intolerância à lactose.

Fonte: Neurogastroenterol Motil (2007) PMID: 17973635

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: