Notícias de saúde

Dificuldades sexuais das mulheres de meia idade

06 de dezembro de 2007 (Bibliomed). A sexualidade é um tema amplo, complexo e recheado de mitos e tabus, para a maioria da população. Nas últimas décadas tem-se observado maior clareza nas discussões, acerca dos aspectos da vida sexual, fato que contribui para o crescimento cultural coletivo. Investigadores brasileiros, da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Federal de Goiás, publicaram uma pesquisa na revista Menopause, em Outubro de 2007, onde procuraram avaliar fatores relacionados a vida sexual de mulheres de meia idade.

Participaram do estudo 276 mulheres, com idades entre 40 e 65 anos, com elevado padrão sócio-educacional, as quais responderam a um questionário padronizado. Os resultados apresentados demonstraram que os principais entraves, para a atividade sexual das participantes foram: a menopausa ou o período pós-menopausa; idade superior a 50 anos; ausência de parceiro; presença de ondas de calor, insônia, depressão, nervosismo, estilo de vida sedentária, pressão alta ou incontinência urinária; e autopercepção ruim quanto à sua saúde. A idade avançada e a presença de insônia foram as variáveis isoladas que mais se associaram à piora da vida sexual das mulheres.

Por sua vez, a presença de um parceiro sexual e uma boa autopercepção de sua saúde, funcionaram como fatores de melhora da vida sexual. Estes fatores detectados devem ajudar tanto sexólogos quanto ginecologistas, no tratamento dos distúrbios sexuais e dificuldades das mulheres dessa faixa etária.

Fonte: Menopause. 2007 (Oct 2). PMID: 17917608.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários