Notícias de saúde

Ansiedade dificulta abandono do tabagismo

05 de outubro de 2007 (Bibliomed). Pesquisadores norte americanos, da University of Vermont, publicaram um estudo na revista Nicotine & Tobacco Research, em Setembro de 2007, onde avaliaram a relação entre manifestações ansiosas e a motivação no abandono do tabagismo. Participaram da pesquisa 329 adultos fumantes, os quais também foram questionados acerca das principais barreiras que impedem a cessação do vício e as razões subjetivas para interromper o consumo de cigarros.

Os resultados apresentados demonstraram que a preocupação, quanto aos malefícios do cigarro, está diretamente implicada no nível de motivação para abandonar o vício. Por sua vez, as manifestações ansiosas constituem uma barreira à interrupção do tabagismo. Quando o indivíduo fumante se encontra em situação de maior estresse, recorre ao cigarro, como forma de aliviar a tensão.

Essas manifestações de ansiedade atrapalham a interrupção do tabagismo. Medidas de controle do estresse e manejo de situações que geram ansiedade devem ser esclarecidas, a fim de que os fumantes não precisem recorrer ao tabaco para extravasar seus conflitos.

Fonte: Nicotine & Tobacco Research 2007; 9 (9): 965 – 975 (September).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários