Notícias de saúde

Programa de atividade física melhora o controle da gordura corporal

20 de setembro de 2007 (Bibliomed). A prática regular de exercícios físicos contribui em diversos aspectos para a manutenção da saúde corpórea. Esta medida auxilia no controle da pressão arterial, dos níveis de açúcar e gordura do sangue, do peso corporal, além de melhorar a performance atlética e a capacidade funcional dos sistemas respiratório e cardiovascular.

Pesquisadores norte americanos do Medical College of Geórgia publicaram um estudo na revista Obesity, onde testaram a efetividade de um programa de dez meses de atividade física, na redução e controle do peso corporal de mulheres jovens de raça negra. Participaram da pesquisa meninas com idades entre 8 e 12 anos, as quais praticaram exercícios físicos pré-determinados durante oitenta minutos diários.

Os resultados divulgados revelaram que a aderência ao programa foi em torno de 54%. As meninas que seguiram as recomendações apresentaram menor quantidade de gordura corporal, maior densidade mineral óssea e melhor performance atlética ao final dos dez meses de seguimento, em comparação àquelas não expostas ao programa.

A realização de atividade física é capaz de promover redução da quantidade de gordura corporal, culminando em perda de peso e melhora da saúde global. Os ganhos na qualidade de vida e o incremento da performance atlética indicam que o programa deve ser efetuado desde fases precoces da vida.

Fonte: Obesity 2007; 15: 2077 – 2085.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários