Notícias de saúde

Você tem medo de altura?

02 de Agosto de 2007 (Bibliomed). O medo é uma sensação subjetiva, capaz de desencadear uma resposta de estresse no organismo, preparando-o para enfrentar um perigo iminente, ou fugir de uma situação de ameaça potencial à integridade física. Esta resposta envolve o sistema nervoso autônomo, e é uma adaptação evolutiva benéfica na garantia da sobrevivência da espécie humana. Porém, quando ativada perante ocasiões que não constituem perigo real ao indivíduo, pode resultar em uma condição doentia denominada fobia.

Uma das fobias mais comuns é definida como a sensação de insegurança, quando a pessoa se encontra em lugares altos. O medo de altura resulta em sintomas de agitação e tonteira, segundo afirmam pesquisadores alemães da Universidade de Würzburg. Os autores realizaram uma pesquisa num parque temático, onde avaliaram os aspectos associados ao medo, dos indivíduos situados a uma altura média de 16 metros.

Participaram do estudo 35 voluntários saudáveis. Os resultados apresentados revelaram que todos os participantes relataram aumento do medo, da sensação de vertigem e da agitação corporal, durante o momento em que estavam expostos à altura acima mencionada.

Os autores concluem que aspectos cognitivos, como por exemplo a ansiedade antecipatória, podem contribuir significativamente para a modulação da intensidade do medo de altura.

Fonte: Journal of Anxiety Disorders 2007 (24 May).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários