Notícias de saúde

Terapia de exposição para uma fobia pode melhorar outros medos

05 de abril de 2024 (Bibliomed). Pessoas que usam terapia de exposição para superar uma fobia podem ter menos medo de outras coisas, sugere estudo realizado na Ruhr University Bochum, na Alemanha.

Os pesquisadores explicam que é muito comum que pessoas propensas a fobias desenvolvam mais de uma. A terapia de exposição provou ser o tratamento mais eficaz contra fobias. Ao enfrentar uma situação indutora de medo sob a supervisão de um terapeuta, os pacientes aprendem a superar o medo.

No entanto, há muito se supõe que uma pessoa com múltiplos medos necessitaria de múltiplas rodadas de terapia de exposição, com cada rodada visando uma fobia diferente.

Para desafiar essa suposição, os pesquisadores realizaram terapia de exposição tratando o medo de aranhas em 50 pessoas que também tinham medo de altura.

Antes da terapia, os participantes responderam questionários e realizaram tarefas para quantificar suas fobias. Por exemplo, os pesquisadores observaram o quão perto os indivíduos ousavam se aproximar de uma aranha e o quão longe eles conseguiam escalar a alta torre de uma igreja.

Os resultados mostraram que os participantes que foram submetidos à terapia de exposição a aranhas tiveram uma redução média de 15% no medo de altura.

O motivo de o efeito da terapia de exposição ser transferido de um medo para o outro não está claro, mas os pesquisadores dizem que esses resultados abrem novas perspectivas para o tratamento eficiente das fobias, permitindo aos profissionais repensarem as abordagens terapêuticas e possivelmente desenvolver métodos de tratamento mais universais.

Fonte: Translational Psychiatry. DOI: 10.1038/s41398-023-02698-7.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários