Notícias de saúde

Alergia ao leite de cabra: fato incomum, mas que deve ser lembrado.

25 de julho de 2007 (Bibliomed). A alergia alimentar é uma doença comumente encontrada em crianças. Sua incidência vem aumentando gradativamente, sendo creditado esse fato à introdução cada vez mais precoce de alimentos, em idades nas quais o organismo ainda não está com o seu sistema de defesa totalmente desenvolvido.

Apesar de não muito observada entre adultos, a alergia alimentar também ocorre nessa faixa etária. Em geral, seu surgimento pode preceder a uma infecção gastrintestinal. Nessa situação, substâncias (proteínas) potencialmente nocivas ao nosso organismo, podem ser absorvidas, gerando reações imunológicas e o desenvolvimento das manifestações alérgicas, como diarréia, vômitos, lesões de pele, prurido (coceira), entre outras.

Um freqüente exemplo dessa doença é a alergia ao leite de vaca. Muitas pessoas que a desenvolvem, também apresentam manifestações quando ingerem leite de cabra. Essa situação deve-se ao fato de ser o leite de cabra muito semelhante ao de vaca, desenvolvendo uma espécie de reação cruzada, sendo a caseína, uma proteína do leite, uma das mais implicadas no surgimento dos sintomas. Apesar disso, esse é um fato incomum. Contudo, o crescente consumo de produtos derivados do leite de cabra, parece estar relacionado ao aumento da incidência de casos de alergia a esse alimento.

A revista Allergologi et immunopathologia publicou um relato de caso de uma jovem, de 27 anos, que desenvolveu urticária (uma lesão avermelhada, pruriginosa e elevada na pele) após ingestão de queijo feito com leite de cabra. Os testes imunológicos realizados evidenciaram alergia a esse leite, mas não ao de vaca.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Coimbra, responsáveis pela paciente, o desenvolvimento dos sintomas alérgicos, nessa situação, parecem estar associados a outros alérgenos diferentes da caseína. De fato, durante o estudo do caso encontrou-se uma proteína com características semelhantes à lactalbumina, que poderia ser a responsável pelas manifestações alérgicas.

Em virtude da utilização do leite de cabra, em vários produtos da dieta, os autores recomendam que pacientes alérgicos evitem qualquer produto derivado, pois, mesmo pequenas quantidades, podem levar ao surgimento de manifestações alérgicas gravíssimas.

Fonte: Allergologia et immunopathologia; 35 (3): 113 – 116 (May 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários