Notícias de saúde

Internet – recurso rápido e prático para sanar dúvidas em dermatologia

28 de junho de 2007 (Bibliomed). Há quem diga o contrário, mas atualmente, a Internet tem se demonstrado um método rápido e eficaz para o esclarecimento de dúvidas e para a obtenção de informações sobre os mais variados assuntos, incluindo temas de saúde. A busca tem sido realizada tanto por profissionais quanto por leigos sem relação à idade ou sexo.

O Journal of Dermatology publicou em junho deste ano, um artigo sobre o tema. Os autores avaliaram quais são os tópicos mais freqüentemente procurados, nos sites de consulta livre sobre saúde. Além disso, tentaram separar por sexo e idade os indivíduos que acessaram tais páginas da internet e classificar se os mesmos haviam ou não procurado assistência especializada, antes de enviar questões sobre informações de doenças específicas.

607 questões foram examinadas. Contrariamente ao esperado, o maior número de internautas foi do público masculino (113 homens, comparado às 69 mulheres). Do total, 208 relataram a idade, cuja média foi de 29,3 anos. As perguntas feitas eram normalmente sobre o tratamento ou sobre melhor esclarecimento quanto a uma determinada doença, sendo as mais procuradas a acne, doenças do couro cabeludo, prurido (coceira), eczema, dermatite seborréica, psoríase, micoses superficiais e vitiligo. As respostas sempre foram dadas de uma forma bem geral, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento.

Os resultados demonstraram que existe um público relativamente grande de interessados, sobre os mais variados temas, sendo que programas educativos poderiam ser criados para auxiliar em seu esclarecimento.

Fonte: Journal of Dermatology; 34 (6): 375 – 380 (June 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários