Notícias de saúde

Fórmula de ervas é capaz de promover o crescimento de cabelos

21 de junho de 2007 (Bibliomed). Cuscuta reflexa (Roxb.), Citrullus colocynthis (Schrad.) e Eclipta alba (Hassk.) são ervas tradicionalmente usadas pelo seu potencial de promover crescimento capilar e tratamento da calvície. Um estudo publicado na revista especializada Journal of Cosmetic Dermatology, em seu número de 2007, avaliou uma fórmula contendo extratos de éter de petróleo juntamente com estas três ervas.

Na pesquisa realizada, esta fórmula foi aplicada topicamente na pele de animais de laboratório (camundongos), após a raspagem dos pêlos, e comparada à aplicação tópica de solução de minoxidil 2% (controle positivo), e também a um grupo controle que não recebeu nenhuma medicação. O Minoxidil é um medicamento que se encontra no comércio há vários anos, e que além de ser um medicamento utilizado para tratamento da hipertensão, também atua no crescimento capilar.

O tempo gasto para completar o crescimento dos fios de cabelo foi contabilizado. Os resultados mostraram redução marcante deste tempo gasto no grupo tratado com a fórmula, em comparação com os animais controle que receberam o minoxidil ou placebo.

Análises do ciclo capilar mostraram maior número de folículos pilosos na fase anágena (que corresponde à fase do crescimento capilar), no grupo tratado com a fórmula. Estes achados corroboram a reconhecida capacidade destas ervas, de estimular o crescimento capilar e tornam esta fórmula um medicamento potencial no tratamento da calvície.

Fonte: Journal of Cosmetic Dermatology, Volume 6, Number 2, June 2007, Pages 108-112.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários