Notícias de saúde

Redução do peso diminui risco de doenças cardíacas em diabéticos

20 de junho de 2007 (Bibliomed). O diabetes mellitus é uma doença que cursa com aumento freqüente do açúcar no sangue (glicemia), fato que associado com outras modificações metabólicas conduz a um aumento do risco de complicações cardíacas como o infarto. O excesso de peso corporal caminha lado a lado com o risco de surgimento de diabetes, sendo que nos diabéticos a diminuição do peso provê melhor controle da glicemia e menores necessidades de medicação.

A efetividade da perda de peso na redução do risco cardíaco em indivíduos diabéticos ainda é pouco conhecida, conforme revelam um grupo de pesquisadores que escreveu um estudo na revista Diabetes Care em 2007. A pesquisa foi conduzida durante um ano, sendo verificados os efeitos que a diminuição do peso corporal conduzia no risco de ocorrência de complicações cardiovasculares em portadores de diabetes.

Os resultados apresentados demonstraram que os diabéticos, submetidos à intervenção intensiva na modificação do estilo de vida, foram capazes de reduzir em média 8,6% do seu peso corporal, em 1 ano. Um grande número de participantes, que apresentaram diminuição do peso, tiveram menor necessidade de uso de medicação para tratar o diabetes, pressão alta e o colesterol alto.

Assim, os autores concluem que a redução do peso corpóreo é capaz de melhorar significativamente o controle do diabetes, bem como reduzir o risco de surgimento de complicações cardíacas.

Fonte: Diabetes Care 2007; 30: 1374 – 1383.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários