Notícias de saúde

Identificados novos alérgenos presentes na soja

06 de junho de 2007 (Bibliomed). Os alérgenos são compostos presentes no ambiente, nos alimentos, no ar e em diversos outros locais, destacando-se pela capacidade de induzir resposta inflamatória nos tecidos corporais susceptíveis. A mucosa que reveste o nariz internamente, os tratos digestivo e respiratório, a pele, são locais onde a exposição aos alérgenos pode potencialmente gerar sintomas, decorrentes da irritação que estas partículas geram.

Apesar de figurar entre os principais alimentos causadores de reações alérgicas, os produtos derivados dos grãos de soja estão sendo cada vez mais consumidos e existem alguns benefícios para a saúde que comprovadamente estes produzem. Um grupo de pesquisadores europeus escreveu um estudo na revista International Archives of Allergy and Immunology, em 2007, no qual avaliaram o potencial alergênico da soja natural, bem como dos derivados da soja transgênica.

Os resultados divulgados revelaram que foi possível isolar dois potenciais alérgenos, presentes nos derivados dos grãos de soja. Nenhum dos indivíduos testados no estudo apresentou quadro alérgico diferente, quando exposto a derivados da soja natural e aos produtos advindos dos grãos de soja transgênica.

Assim, os autores concluem que a modificação genética, imposta na soja transgênica, é incapaz de alterar o potencial alergênico deste cereal. Os dois novos alérgenos isolados da proteína da soja, podem contribuir para o aumento do risco de surgimento de alergia alimentar, nos consumidores susceptíveis.

Fonte: International Archives of Allergy and Immunology 2007; 144 (1): 29 – 38.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários