Notícias de saúde

Doenças neurodegenerativas relacionam-se com distúrbios do sono

05 de junho de 2007 (Bibliomed). As doenças neurodegenerativas apresentam-se como um grupo de enfermidades, caracterizadas pela disfunção do sistema nervoso central, relacionadas com a morte de neurônios e com redução da capacidade cognitiva. Costumam se manifestar nos idosos, cursando com problemas de memória, incapacidade de se cuidar sozinho, dificuldades motoras, problemas de fala, dentre outros sintomas.

Um dos tipos de doenças neurodegenerativas é a doença por príons, a qual pode ser adquirida pela ingestão de carne de animais doentes (ex: bovinos com doença da vaca louca) ou pode ter um padrão familiar (ex: insônia familiar fatal). Um grupo de pesquisadores espanhóis escreveu um estudo na revista Anales del Sistema Sanitario de Navarra, em 2007, no qual procuraram avaliar o risco de surgimento de transtornos do sono, em portadores de enfermidades neurodegenerativas causadas pelos príons.

Os autores revelam que os estudos polissonográficos dos indivíduos doentes, demonstram alterações nos padrões normais de sono, fato que conduz a maior chance de ocorrência de distúrbios do sono. Além disso, os exames de imagem, que avaliam a atividade cerebral, são capazes de identificar alterações nas porções do sistema nervoso central, responsáveis pelo controle dos padrões de sono – vigília, dentre os portadores de doenças neurodegenerativas.

Assim, os autores concluem que as doenças neurodegenerativas, causadas por príons, constituem importante fator de risco para surgimento de transtornos do sono.

Fonte: An Sist Sanit Navar. 2007; 30 Suppl 1: 135 – 141 (Jan – Apr).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários