Notícias de saúde

Leucemia aumenta problemas de sono em crianças

26 de junho de 2023 (Bibliomed). Um sono de qualidade é essencial para a saúde física e mental. Estudo recente teve como objetivo analisar os distúrbios do sono em crianças com leucemia aguda e explorar os fatores associados.

Na pesquisa, dados gerais e distúrbios do sono em crianças com leucemia aguda durante a quimioterapia foram coletados por meio de questionários gerais, Children's Sleep Disorders Scale e Parenting Stress Index-short form.

No total, foram recolhidos 173 questionários válidos. A pontuação total da Escala de Distúrbios do Sono? acima de ?39 é considerada um distúrbio do sono, enquanto os distúrbios do sono representaram 45,66% (79/173). Na coorte, 167 crianças apresentavam leucemia linfoblástica aguda, sendo 40,12% (67/167) com distúrbios do sono, enquanto seis crianças apresentavam leucemia não linfoblástica aguda, com 50,00% (3/6) com distúrbios do sono. Análises de regressão unifatorial e multifatorial de idade, sexo, número de filhos na família e tempo de uso de dispositivos eletrônicos mostraram que os fatores que influenciam os distúrbios do sono nessas crianças foram principalmente repreensão dos pais e hipertrofia de adenoide. Crianças com distúrbios do sono apresentaram mais estresse parental do que aquelas sem distúrbios do sono.

Assim, a alta incidência de distúrbios do sono em crianças com leucemia aguda está relacionada às condições das vias aéreas e aos comportamentos dos pais. Distúrbios do sono em crianças podem aumentar o estresse dos pais. Os fatores que podem afetar a qualidade do sono devem ser abordados o mais cedo possível, enquanto a educação dos pais deve ser fortalecida para facilitar a recuperação física e psicológica de seus filhos.

Fonte: Italian Journal of Pediatrics. DOI: 10.1186/s13052-023-01409-8.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários