Notícias de saúde

Espiritualidade pode ajudar pacientes com doenças neurológicas a lidar com sua condição

11 de maio de 2023 (Bibliomed). Os distúrbios neurológicos são altamente prevalentes e podem causar altas taxas de incapacidade e dependência em todo o mundo. Na literatura, há relatos de várias outras doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, doenças renais e câncer, que se beneficiaram de práticas espirituais. Como a literatura é limitada em relação aos distúrbios neurológicos, o objetivo de recente revisão sistemática foi mapear o conhecimento sobre espiritualidade vivenciado por esses pacientes e determinar sua influência nos desfechos, bem como sua capacidade de enfrentamento.

Dos 159 estudos identificados, 13 foram incluídos na revisão de literatura de 1º de abril de 2022 a 21 de abril de 2022. Foram incluídos estudos que avaliassem o efeito de intervenções espirituais/religiosas no enfrentamento em pacientes com distúrbios neurológicos/neurodegenerativos. Após a busca, os autores elaboraram um quadro de análise e síntese.

Os resultados da síntese demonstraram que em pacientes com distúrbios neurológicos, a espiritualidade parecia estar associada a uma maior qualidade de vida e bem-estar emocional. Além disso, esta revisão de escopo identificou estudos que sugerem uma menor incidência de certos distúrbios neurológicos (por exemplo, doença de Alzheimer e demência) entre membros de comunidades religiosas que incorporam recomendações de estilo de vida, em comparação com a população em geral.

Apesar desses achados, o estudo foi limitado por pesquisar apenas três bases de dados e também omitir uma avaliação da qualidade dos estudos incluídos, o que pode limitar a aplicabilidade na prática clínica. No entanto, esses resultados sugerem que a espiritualidade pode ser um importante coadjuvante no tratamento de pacientes com distúrbios neurológicos/neurodegenerativos.

Fonte: Journal of Religion and Health. DOI: 10.1007/s10943-022-01683-6.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários