Notícias de saúde

Medicina alternativa e fé: métodos contra o câncer

25 de maio de 2007 (Bibliomed). A fé sempre foi considerada como uma potente estratégia no tratamento de doenças, independentemente de qual estágio as mesmas se encontram. Em nenhuma circunstância ela demonstrou ser prejudicial ao paciente. Os métodos de medicina alternativa também são meios buscados por alguns indivíduos juntamente às terapias tradicionais ou quando já não existem respostas com esses tratamentos.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, EUA, realizaram um estudo para avaliar a prevalência do uso de medicina alternativa e da oração entre sobreviventes de câncer, comparando-os a outros que não utilizaram esses métodos ou que são portadores de doenças crônicas.

31044 indivíduos adultos foram entrevistados. Destes, 1904 relataram ter tido câncer, sendo que 40% deles buscaram terapias de medicina alternativa e 62% afirmaram o uso da oração no ano anterior à cura. Dentro da medicina alternativa, o uso de ervas, o alcance do sono profundo e da meditação foram os mecanismos mais realizados. Os sobreviventes do câncer usaram muito mais a medicina complementar que a população em geral, mas seus parâmetros foram semelhantes aos pacientes portadores de doenças crônicas. A oração foi superior nos sobreviventes comparativamente a todos os outros grupos avaliados.

Os autores consideram que o diagnóstico de câncer prévio está relacionado a um aumento do uso da medicina alternativa, sendo esse fato semelhante na população em geral e nos indivíduos com doença crônica. Contudo, os sobreviventes do câncer são mais favoráveis à oração. Esses fatos podem ser de grande ajuda aos médicos, de modo a compreender as necessidades de seus pacientes.

Fonte: Complementary Therapies in Medicine; 15 (1): 21 – 29 (March 2007) DOI: 10.1016/j.ctim.2006.07.006

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários