Notícias de saúde

Qual a melhor forma de contar a um paciente sobre o câncer de pele?

29 de março de 2016 (Bibliomed). Para pacientes com suspeita de melanoma maligno ou de um carcinoma de células escamosas, a maioria dos pacientes fica satisfeita se receber os resultados da biópsia por carta ou telefone, de acordo com uma pesquisa publicada on-line na revista British Journal of Dermatology.

Pesquisadores do no Reino Unido exploraram métodos de comunicação para a transmissão de um diagnóstico de câncer de pele para os pacientes. Eles recrutaram 77 pacientes com suspeita de um melanoma maligno ou de um carcinoma de células escamosas. Os médicos explicaram que os pacientes receberiam o diagnóstico por telefone, carta ou face-a-face após a biópsia; doentes receberam um folheto que discutia as implicações de um diagnóstico de câncer. Os pacientes foram lembrados das três alternativas quando realizaram sua biópsia de diagnóstico e sua escolha foi gravada. Os pacientes foram entrevistados um mês após receber os resultados da biópsia em relação à sua satisfação com os métodos de comunicação.

Os pesquisadores descobriram que 47, 37, 11 e 5% dos inquiridos tinham escolhido para receber seu diagnóstico, por carta, telefone, face-a-face, ou uma combinação dos dois métodos, respectivamente. Oitenta e nove% dos entrevistados receberam os seus resultados da maneira que tinha sido selecionada. No geral, 94% dos pacientes estavam satisfeitos com a forma como receberam o seu diagnóstico. Oitenta% dos participantes estavam satisfeitos com sua escolha original do método de comunicação, e apenas 11% relataram que eles teriam preferido um método diferente.

Assim, eventualmente, transmitir más notícias em uma reunião face-a-face pode não ser o melhor para cada paciente com câncer de pele, segundo os autores.

Fonte: British Journal of Dermatology. DOI: 10.1111/bjd.14456

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários