Notícias de saúde

Efeitos da maconha sobre a saúde mental

02 de maio de 2007 (Bibliomed). Atualmente, o número de usuários de drogas tem aumentado de forma exorbitante. A maconha constitui a droga mais utilizada em todo o mundo, sendo seus efeitos para o organismo alvo de estudo para diversos psiquiatras.

De acordo com um artigo publicado no Current Opinion in Psychiatry, a ser publicado em maio deste ano, a maconha influi tanto na saúde mental quanto na cognição do indivíduo que a usa.

Segundo alguns estudos recentes, o uso da maconha por adolescentes aumenta o risco de surgimento posterior de psicoses semelhantes à esquizofrenia, especialmente em indivíduos susceptíveis geneticamente. Notavelmente, os pesquisadores observaram que aqueles pacientes que fizeram uso dessa droga, desenvolveram um quadro pior de psicose que os não usuários. Esse fato parece se associar a modificações no sistema dopaminérgico (relacionado ao neurotransmissor dopamina, presente no sistema nervoso).

Existem poucos estudos sobre a associação entre maconha e outras desordens mentais, como a depressão. Contudo, o seu uso parece interferir na memória e aprendizado, tanto para pacientes saudáveis, quanto para os que sofrem de alguma psicose.

Algumas pesquisas têm demonstrado que a união de terapias cognitivo – comportamentais e entrevistas motivacionais parece constituir uma nova abordagem psicológica intervencionista, para a interrupção do uso de maconha entre pacientes portadores de esquizofrenia. Entretanto, novos estudos deverão ser realizados para a melhor compreensão dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento de distúrbios mentais associados ao uso da maconha.

Fonte: Current Opinion in Psychiatry; 20 (3): 228 – 234 (May 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários