Notícias de saúde

Novo Método Mata Bactérias em Frutas e Vegetais

Por Keith Mulvihill

WASHINGTON (Reuters Health) - Micróbios nocivos escondidos em frutas e vegetais têm um novo motivo para desaparecer. A água eletrolisada, um novo método de matar bactérias em produtos frescos, pode entrar em ação em mercearias e restaurantes em breve.

Yen-Con Hung apresentou sua pesquisa na quinta-feira no 220o. encontro nacional da Sociedade Química Americana, em Washington DC. "O interesse para o consumidor é aumentar a segurança dos alimentos, especialmente frutas e vegetais", disse Hung. "Vemos um grande potencial na indústria de serviço de alimentos."

Hung e sua equipe criaram a água eletrolisada passando somente uma corrente elétrica através de um tanque que contém água e cloreto de sódio (sal de cozinha), formando uma fluxo de água muito ácido no tanque.

Testando o poder de eliminação de bactérias da água eletrolisada, os cientistas descobriram que ela matou facilmente uma variedade de bactérias, incluindo a E. coli 0157H:7, "Salmonella enteritidis" e "Listeria monocytogenes".

Em alguns casos, a água foi mais forte do que o uso de soluções de cloro. Basicamente, os componentes ácidos da água eliminaram toda a parede celular que protege os micróbios.

Até agora, a equipe de pesquisadores testou o poder desinfetante de sua invenção em tábuas para cortar alimentos, alface e maçãs.

Em relação a frutas e vegetais, Hung afirmou que "o tratamento não teve efeitos adversos na qualidade dos produtos". "Ele não alterou o sabor ou a aparência."

Atualmente, o equipamento de água eletrolisada custa cerca de 3.000 dólares a 5.000 dólares. Uma rede de fast-food dos Estados Unidos já está testando a tecnologia.

"À medida que o preço do tratamento cair, você também poderá ver (outras) versões da tecnologia...possivelmente para instalar abaixo da pia da cozinha, (ou para) prender...à máquina de lavar louça", disse Hung.

"Isso pode beneficiar também o consumidor, uma vez que ele não terá que comprar tantos produtos desinfetantes, reduzindo sua liberação no meio ambiente."

Hung e sua equipe estão trabalhando com a Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana reguladora de drogas e alimentos, em um estudo de três anos para analisar a eficácia do tratamento de água eletrolisada em produtos.

"Estamos no segundo ano de nossa pesquisa e o primeiro propósito do estudo é verificar como esta tecnologia pode aumentar a segurança de produtos frescos, como frutas e vegetais", acrescentou Hung.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários