Notícias de saúde

Nova modalidade de tratamento das verrugas não é eficaz

20 de abril de 2007 (Bibliomed). As verrugas são lesões causadas pela presença de um tipo de vírus (HPV – Human Papiloma Vírus) que se instala na pele. Apresentam alta contagiosidade, ou seja, costumam se disseminar facilmente para diversas partes do corpo (geralmente carreadas pelas unhas durante a coçadura do local com a verruga), e também para outras pessoas da mesma família.

Uma nova modalidade de tratamento para as verrugas é a sua oclusão com uma fita, conforme revela um grupo de pesquisadores norte americano, que publicou um estudo na revista Archives of Dermatology, em Março de 2007. A pesquisa se pautou na avaliação da eficácia da oclusão, no controle das verrugas em adultos.

Foram acompanhados durante 2 meses, um grupo de indivíduos portadores de verrugas de pele, sendo que alguns receberam a cobertura do local com a nova fita testada, enquanto outros foram tratados com o dispositivo tradicional. Os resultados apresentados revelaram que não houve diferença entre os métodos, quanto à cura da doença, porém os indivíduos que utilizaram a fita testada apresentaram maior chance de recorrência do quadro, nos 6 meses que se seguiram após o fim do tratamento.

Assim, os autores concluem que a cobertura das verrugas de pele em adultos, deve ser feita com os dispositivos tradicionalmente utilizados, uma vez que não se comprovou benefícios da nova fita recentemente lançada.

Fonte: Arch Dermatol. 2007; 143 (3): 309 – 313 (March)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários